Se sente com frequência dormência, formigueiro, perda de sensibilidade, dor, ou fraqueza nas mãos, principalmente nos dedos polegar, indicador e dedo médio, é possível estar na presença do síndrome do túnel cárpico.

O síndrome do túnel cárpico (também chamado síndrome do canal cárpico / carpal) é um condição dolorosa que envolve o nervo mediano do pulso. Muitos autores defendem que resulta da compressão do nervo quando passa pelo canal cárpico (a área do pulso em que o nervo entra na mão). Mas, um estudo de 2009 demonstrou que os pacientes com este síndrome ligeiro ou moderado exibiam um posicionamento da cabeça mais à frente (designado “FHP – Forward Head Posture”), o que estava associado a uma menor amplitude de movimentos cervicais. Estes sintomas podem portanto ser consequências neuro-musculares de anomalias na curvatura cervical.

Em artigos anteriores do nosso blog, abordamos a questão de “interdependência regional”, conceito que significa que tudo está interligado no nosso organismo – e o braço/pulso, é uma área que depende da postura cervical para manter um adequado fluxo nervoso e mecânica dos tecidos. Quando o pescoço permanece numa má posição, isso enfraquece o fluxo nervoso, os músculos não conseguem contrair-se de forma correta e altera-se o fluxo sanguíneo. Todas estas consequências são razão suficiente para causar a compressão do nervo mediano no canal do carpo ou sintomas semelhantes ao síndrome do canal cárpico.

Na Vida Clinic, observamos frequentemente melhorias em pacientes com este síndrome. Contudo, se a causa for o excesso de uso do pulso devido ao tipo de trabalho que faz, será limitado o que se conseguirá fazer para ajudar: mesmo com um perfeito fluxo nervoso e equilíbrio dos tecidos, por vezes tem mesmo de alterar os seus hábitos para parar de viver com dor.

Descubra como podemos ajudar no seu caso: marque hoje uma consulta de quiroprática com os nossos profissionais certificados  – poderá telefonar, enviar um email, ou usar diretamente a página de marcação de consultas.

Referências: Increased Forward Head Posture and Restricted Cervical Range of Motion in Patients With Carpal Tunnel Syndrome. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy 2009 39:9, 658-664