Todos temos a noção de que a postura é importante, nem que seja apenas para ter um aspeto saudável. No entanto, a maioria das pessoas não se apercebe da forma como a postura nos afeta a nível psicológico.

“Quando é mantido um equilíbrio musculo-esquelético, minimiza-se o stress e desgaste do corpo e isto é considerado uma postura adequada”. [1]

A sua coluna tem uma forma com curvaturas naturais, quando vista de lado, e é muito direita quando vista de frente ou trás.  No entanto, após anos passados sentado ou em má postura de pé, a sua coluna é sujeita a uma grande dose de pressão e o equilíbrio e postura começam a alterar-se.

Alguns estudos têm demonstrado que após um meros 30 minutos sentado na mesma posição os tecidos corporais (músculos, tendões, ligamentos, etc.) começam a alongar-se e a adotar essa posição, conduzindo eventualmente a alterações crónicas, e potencialmente permanentes, dos tecidos.

A postura de inclinação da cabeça para a frente, a qual inclui o endireitar da curvatura natural do pescoço e o arredondar dos ombros, é muito comum e vemos agora esta alteração até em crianças jovens.

Estas alterações nas curvaturas da coluna podem gerar dor e desconforto ao longo de muito tempo. Também podem impedir que a coluna seja capaz de absorver naturalmente os impactos durante os movimentos (marcha, corrida, saltos, etc.) e de manter um equilíbrio adequado.

Quando surgem alterações posturais, elas podem ter um impacto no funcionamento de todo o nosso corpo.  A coluna tem um impacto direto sobre os nervos, vasos sanguíneos, músculos, fáscia e ligamentos que a rodeiam.  Quando se altera a postura, todas estas coisas se alteram também.

Mantendo uma boa postura, podemos reforçar as importantes curvaturas do pescoço e costas e manter uma coluna direita, equilibrada e saudável.

Estudos têm demonstrado que uma boa postura pode ajudar a ter mais energia, menos stress e evitar a fadiga. De facto, uma boa postura é essencial se quiser manter-se em boa forma física.

Em última análise, uma boa postura é sinal de uma boa saúde.

Com boas posturas, os nervos funcionam melhor, contraem-se eficazmente, os ligamentos mantêm o seu suporte, as forças podem ser dispersadas pelo corpo com facilidade e a circulação sanguínea é ótima.

Se quiser saber mais sobre como melhoramos a postura, este artigo vai ajudar.

Se não tem a certeza se a sua coluna está devidamente alinhada, podemos ajudar. Marque uma avaliação com os nossos quiropráticos certificados ainda hoje.